Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus do Cuiabá celebra aniversário de Cuiabá com Concerto regional

Postado em

Carlos Taubaté e Fernando Pereira comandam o repertório de músicas regionais

Um dos principais cartões postais da capital mato-grossense, a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, conhecida como igreja Matriz, recebe no dia 8 de abril, o Coral municipal de Cuiabá e a Camerata de Concerto para celebrar os 299 anos de Cuiabá.

WhatsApp Image 2018-03-27 at 11.34.07O Concerto promete emocionar o público, não só pela qualidade do repertório e dos componentes, mas também, pela importância histórica do local. Se Cuiabá chega aos seus 299 anos, a Catedral, alcança em 2018, 296 anos de existência e muitas histórias. Fundada em 1722, ela é considerada a principal igreja católica do Estado, apresenta uma arquitetura de encher os olhos e mantém em seu subsolo uma cripta onde estão enterrados ilustres personagens da História de Mato Grosso.

A apresentação será uma dobradinha do experiente maestro Carlos Taubaté em conjunto com o professor Fernando Pereira, do projeto Boca Musical. O Concerto acontece após a tradicional missa de domingo, que tem início as 7h da manhã.  No repertorio, segundo Taubaté, estão músicas como “A lua”, “Eu sou de Cuiabá” e o “Hino a Cuiabá”.

Carlos Taubaté é Formado em Composição e Regência pela FAAM-SP, teve como 29365666_1844375135594607_2499026188601655296_nprincipais professores Vilson Gavaldão de Oliveira e Naomi Munakata. Em São Paulo regeu o Coral Luther King, com a direção cênica de Naum Alves de Souza e o Coro Sinfônico de São Paulo, como regente assistente. Realizou concertos junto à Orquestra Jazz Sinfônica, como regente convidado. Como cantor do Coral Paulistano do Theatro Municipal e do Coro Sinfônico de São Paulo, participou do Ciclo completo das óperas de Carlos GomesPedro MalazartesLa Traviata e O Café, além de vários concertos sinfônicos, como os Réquiems de Verdi, Brahms e Fauré; Gloria, de Poulenc; Te Deum, de Kodály e Carmina Burana, de Orff, Em Cuiabá há vinte anos, foi professor do Departamento de Artes da UFMT. Foi coordenador de música da Secretaria de Estado de Cultura, onde implantou o Coro do Estado de Mato Grosso. Rege, atualmente, o Coral do Tribunal de Contas do Estado, o Coral Municipal de Cuiabá, o Coral Famato Senar e o Coral da Assembleia Legislativa. É também professor de regência dos cursos promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura e dos cursos de capacitação de regentes de fanfarras de escolas estaduais, promovidos pela SEDUC. Já Fernando Pereira é Graduado e mestre em música pela Academia Nacional de Sophia (Bulgária), educador e artista ao violino. Como intérprete ao violino possui extenso repertório de atividades não apenas como solista, mas também camerista e recitalista. Diretor da Boca Musical. Como educador, foi coordenador de cordas do Instituto Ciranda Música e Cidadania (2009 – 2014) e professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso (2009 -2010). Atualmente assessora o crescimento institucional dos programas Orquestra em Ação (Ji-paraná RO) e Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (Nova Mutum – MT). Professor efetivo do SESIESCOLA Mato Grosso, desde 2015 Coordena o Programa Música na Escola sistematizando estratégias e procedimentos educacionais inovadores, organizando currículos em sala de aula e seus reflexos em atividades extracurriculares de formação de conjuntos instrumentais em cordas friccionadas, sopros, percussão, violão; além da prática de coral. Direciona a Camerata de Concerto com 20 integrantes entre alunos e professores, cujo trabalho vem se demonstrando um grande potencial artístico no Estado. Orientou mais de 50 alunos em todo o Estado que hoje ocupam os melhores rendimentos e maiores cargos no protagonismo musical de Mato Grosso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s