Casario de Rondonópolis recebe Concerto de Violino neste sábado

Postado em

Rondonópolis recebe neste sábado (13) o Concerto A arte do Violino – música brasileira para violino solo, coordenado pelo Professor Fernando Pereira. A apresentação acontece as 20h no Espaço Casario e tem entrada gratuita.

 

No repertório, o público poderá conhecer músicas dos compositores Marcos Salles (1885 – 1965), Flausino Valle (1894-1954) e Pedro Huff (1977). De formação paraense, Marcos Salles, ao lado do mineiro Flausino Valle, foi responsável por uma literatura especificamente violinistica brasileira. Buscando sonoridades típicas e descritivas, com sons em caráter de viola caipira e até mesmo de percussão, ambos, embora de formação quase que totalmente autodidata, moldaram as sonoridades à realidade de um país até então em construção em sua cultura na música de concerto. Pedro Huff (1977), por outro lado, natural de Porto Alegre, professor pela Universidade Federal de Pernambuco, mesmo que violoncelista, possui em suas transcrições para o violino um interessante contorno nacional em seu caráter timbrístico, que também destaca uma combinação musical sugerindo uma interessante síntese de improviso e formas das danças populares, que neste projeto serão apresentados no frevo e milonga.

 

A Circulação tem também o apoio local de Dracma Moveis, Cia Sinfônica, Instituto Federal de Educação/Rondonópolis, Escola de ingles Fisk, Prefeitura de Sinop, deputado Dilmar Dal Bosco, Prefeitura de Nova Mutum, Associação dos Músicos de MT e A casa do parque.

 

Sobre o nome do Projeto “A arte do violino”, o professor Fernando explica que seu nome remete à obra pedagógica em 4 volumes, do músico alemão Carl Flesh (1873-1944). E releva a significância de um programa de formação e difusão cultural em sua proposta pedagógica e artística que desenvolva o ensino e a performance não só ao violino, mas aos instrumentos de cordas inerentes à sua família – viola clássica e violoncelo – em Mato Grosso.

 

O Projeto chega á Rondonópolis através do Edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura de MT e marca uma trajetória iniciada por Fernando Pereira a frente do Projeto Boca Musical em Cuiabá. Acompanham Fernando nesta trajetória, o grupo Camerata de Concerto, composto por alunos oriundos do projeto Boca Musical. A Circulação tem também o apoio local de Dracma Moveis, Cia Sinfônica, Instituto Federal de Educação/Rondonópolis, Escola de ingles Fisk, Prefeitura de Sinop e de Rondonópolis, deputado Dilmar Dal Bosco, Prefeitura de Nova Mutum, Associação dos Músicos de MT e A casa do parque.

 

O concerto já foi realizado em Nova Mutum e Cuiabá, tendo ainda como trajeto, a cidade de Rondonópolis e Sinop. Também acontece junto ao Concerto uma oficina, que está sendo realizada no Instituto Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis.

 

Serviço:

 

O que: Projeto A Arte do Violino
Concerto: 17/03/2018 (chegar com pelo menos meia hora de antecedência)
Local:Espaço Casario
Horário:20h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s