GERVANE DE PAULA

RETRATO GERVANE - 01 (1987)

Gervane de Paula. Nasceu a 21 de Janeiro de 1961 em Cuiabá. Curador Independente, Animador Cultural, Artista Plástico e Objetista.

Começou a pintar em 1976, freqüentando o Ateliê Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. Escritor de poucas palavras, crítico social e humor refinado,Gervane de Paula, um dos mais conhecidos artistas plásticos de Mato Grosso. São quase 30 anos de ofício, e muita história. Artista inquieto, ele não tem medo de expressar para a sociedade os  dilemas, a hipocrisia, a violência, a saúde… e também, de falar da infância e adolescência. Artista engajado, ele já ocupou alguns cargos burocráticos na área cultural. Suas telas sempre despertam algo, não é pintura certinha.

Ele começou pintando festas populares, brincadeiras de infância, trechos de rua ou quintais de exuberante vegetação, vivenciados ali mesmo no seu Araés, bairro antigo de Cuiabá, lugar onde nasceu.  As pinceladas cada vez mais enérgicas e ágeis, evidenciam cada vez mais, não só a figura do pintor premiado, mas do homem sonhador e crítico social, que é capaz de traduzir o antigo e o contemporâneo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s